Wednesday, August 23, 2006



Informática na EducaçãoGrande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

A E. E. Dr. Álvaro Rocha possui um Laboratório de Informática, com 8 máquinas e Internet comunitária.

O LIE promove a inclusão digital, atendendo as necessidades dos que vivem ao seu entorno.

Os usuários são agendados com antecedência, monitorados e cadastrados de acordo com a finalidade de suas atividades.

Os alunos, através da orientação dos professores das disciplinas, fazem pesquisas e desenvolvem suas criatividades e complementam seus conhecimentos.

Atualmente, atuo como OT, neste Laboratório e estou participando do Curso de extensão do Cederj, Informática Educativa, onde pretendo ampliar minha formação e melhorar o atendimento aos educandos.



Grande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

No LIE, também, auxiliamos aos professores no desenvolvimento dos projetos e na divulgação dos mesmos.

Maria Alzira
02/08/06

Grande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

Grande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Estadual Joaquim de Macedo


Colégio Estadual Joaquim de Macedo

Desde a sua inauguração o Laboratório de Informática Educativa (LIE) a procura por uma vaga se torna frequente pelos alunos da escola e toda comunidade.
A professora Orientadora Tecnológica, Aparecida Goretti do primeiro turno, não tem tido sossego desde que elaborou um projeto junto com as outras O.Ts, e demais professores com o objetivo de que dentro de um curto prazo todos os membros da “Comunidade Escolar”
(professores,funcionários alunos e direção) tenham criado o seu email.
A procura por uma vaga ao LIE é diária , aberta a todos.
Além deste projeto “Toda Comunidade Escolar deve ter seu email” a professora Goretti, como é chamada por todos, também auxilia os alunos nas pesquisas diárias solicitadas pelos professores.
(Aparecida, 02/08/2006)

Grande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es


Grande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

A importância da pesquisa na aprendizagem.

Considerando a grande importância de se desenvolver as atividades da prática cotidiana através de pesquisa, é que a professora Iára desde o início do ano letivo vem desenvolvendo o seu trabalho através de projetos com pesquisas em sala de aula e com visitas semanais com seus alunos ao Laboratório de Informática Educativa.

No L.I.E, a professora Iára conta com a colaboração de suas colegas Orientadoras Tecnológicas Marise e

Grande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

Aparecida Goretti ,auxiliando e orientando os seus alunos nas pesquisas dos sites, favorecendo assim a construção do conhecimento dos mesmos.

As pesquisas acontecem também na Biblioteca da escola com a colaboração da professora Stela responsável pelo setor.

Através das pesquisas sejam elas nos livros, Internet, revistas etc..a professora acredita que seus alunos de maneira prazerosa e dinâmica constroem seus conhecimentos com mais facilidade.


( Iara-02/08/2006)


Grande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE ÚNICA!


(Cristina Almeida)


A informática

no ambiente escolar.

Cláudia-x9hebe@yahoo.com.br


As transformações provocadas pelas novas tecnologias exigem que repensemos as nossas práticas pedagógicas e tiremos partido de suas vantagens, pois um mundo de informações estão disponibilizadas diariamente por todos os canais de comunicação, as informações circulam à nossa volta a todo instante.

A tecnologia permite que o professor, de toda e qualquer disciplina, na sua função de orientador do processo de aprendizagem de seus alunos e de propositor de novos territórios a serem explorados, saiba prepará-los para fazerem as perguntas certas, a construírem seu próprio caminho de conhecimento, levando em conta suas necessidades e o seu papel no mundo em queGrande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

vivemos.

O computador e a internet são hoje instrumentos fundamentais para qualquer área de trabalho e de produção de conhecimento.

Talvez você seja um entre os 150 milhões de brasileiros que não têm computador. De qualquer forma, tendo ou não, você está completamente envolvido por essa tecnologia que chamamos de digital.

A Internet se tornou o meio de comunicação predominante. E com isso é também um meio de relacionamento entre as pessoas.

É o relacionamento virtual. São incontáveis as histórias de encontros e desencontros através da Internet, que é chamada de Grande Rede.

O computador, maravilha tecnológica; o e-mail, comunicação perfeita entre duas pessoas; o chat, maneira revolucionária de trocar idéias com educadores de todo mundo.

A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia.

Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir.

O simples uso de um editor deGrande rotatividade no Laboratório de Informática no Colégio Es

textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.

O meu principal objetivo, defendido hoje, como educador ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática é uma das peças principais.

Conceber a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas, novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática.

As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, de dispositivos informacionais de todos os tipos.

Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada.





0 Comments:

Post a Comment

<< Home